quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O lado B da maternidade.



Desempenhar o papel de mãe é uma dádiva divina, muito prazerosa, mas também muito trabalhosa e como tudo na vida, tem o seu lado B.
Já começa na hora do parto onde se rasga a barriga ou o períneo para dar passagem ao bebê. Conheço quem teve rasgado até o ânus para ter o bebê e também quem passou um sufoco com os pontos inflamados depois de um parto normal.
Fiz cesárea e minha recuperação foi muito boa. Incomodar, lógico pois é uma operação, mais como segui todas as recomendações à risca, me saí bem dessa. O que me incomodou mais foi não poder dar risada (dói tudo por dentro).
Para que tem uma babá ou pode contar com o auxílio de uma outra pessoa, fica menos cansativo cuidar do bebê. Agora, quem como eu só tem eu mesma, aí o bicho pega.
Tenho uma filha linda, saudável, esperta, inteligente e tudo de melhor que uma mãe poderia querer, mas tem momentos que você quer estar só, cuidar de si mesma e esses momentos é que faltam quando se tem um filho, pelo menos nos anos iniciais (é do que posso falar pois minha bebê só tem 2 anos). Até pra ir ao banheiro a bichinha quer ir junto. Tomar banho?? Na maioria das vezes é correndo porque mal você amamenta está na hora de dar o banho, quando você pensa em descansar 10 minutos, está na hora do almoço. Você tentou dar uma deitadinha no sofá, a criança faz cocô e aí já está na hora de preparar o lanche da tarde.... Mais trocas de fraldas ocupam o seu dia e chegou a hora de preparar o jantar do bebê. Você já exausta, doida para o bebê comer rapidinho, tem uma ingrata surpresa. Ele/ela faz manha, cospe, se meleca todo e depois de muito custo come. Não acabou... Hora de limpar a melecância do jantar do bebê e tentar preparar o seu jantar. O corpo já pede "pelo amor de Deus" pra você parar e descansar, mais ainda não dá. Hora de fazer a mamadeira antes de se deitar e dar ao bebê. O dia se passou e o que fiz pra mim? Nada. Casa? Arrumar casa? Passar roupa? Quando dá. Minhas baladas?? Isso não me pertence mais!!! (por enquanto). Não sei de onde tiro forças para ainda dar atenção ao marido e depois do término da licença maternidade tudo piora pois ainda tem os deveres profissionais. Chegar em casa do trabalho e dar uma descansadinha de alguns minutos é impossível pois a bebê chega varada de fome da creche e só dá pra eu entrar e sair do chuveiro antes dela jantar.Conciliar tudo isso só com a providência Divina pois nem eu sei como dou conta. Já estou abortando a idéia de querer ter um segundo filho. Me canso só de pensar em passar tudo de novo. Tem dias que dá vontade de tirar férias de tudo ao mesmo tempo: marido, filho, casa, trabalho e ficar só comigo mesma. Será que consigo???

Um comentário:

Lady disse...

Oi Carla, estava lendo e imaginando tudo que você escreveu para quando chegar a minha hora, rsrs, estou grávida... Imaginar é uma coisa, mas vivenciar é outra.
Espero me sair bem...
Abraços!