domingo, 13 de março de 2011

Por Renata Rode

Nunca as unhas tiveram tanta importância namoda como hoje. De repente, as garras passaram a ter uma atenção redobrada na hora de complementar a produção, principalmente no que se diz respeito às cores. "Tenho clientes que fazem coleção de esmaltes com tons que, muitas vezes, elas trazem do exterior. Virou febre no salão perguntar qual o nome da cor que a amiga está passando, hábito que não tínhamos anos atrás, por exemplo", afirma Adriana Brunelli, diretora do salão Image Hair (SP).

O segmento de esmaltes no Brasil cresceu assustadoramente. A comprovação de que ele virou um acessório mais do que importante para o look veio com o patrocínio recente do São Paulo Fashion Week pela marca Impala. "Este apoio é reflexo do momento histórico que a indústria dos cuidados com pés e mãos vive no país. Só o segmento de esmaltes aumentou mais de 30% em 2010 e a tendência para este ano é ampliar esseboom", afirma a diretora de marketing da Mundial Impala, Luciana Marsicano.

Em busca de respostas às principais dúvidassobre os cuidados com as unhas (e sobre o que está na moda!), entrevistamos especialistas de diversas áreas para você ficar com mãos de fada (ou seria de gata?). Anote as dicas!

- Passar esmalte escuro faz com que as unhas cresçam mais?

Não há nada comprovado cientificamente com relação a cores e ao crescimento. "Atualmente existem muitas fórmulas enriquecidas com vitaminas, mas elas não chegam à matriz de crescimento das unhas, apenas hidratam e nutrem superficialmente essa área que necessita de cuidados para que não resseque", indica o dermatologista Fernando Bezerra.

- Quais são as cores do outono? É preciso combinar o esmalte das mãos com o dos pés?

"Aposte no roxo, no cinza e no verde militar. Esqueça os flúor. O preto, por exemplo, é um clássico e deixa as mãos sempre chiques. Abuse também de marinho e dos tons de bordô. Mãos e pés não precisam ter as mesmas cores, mas devem se harmonizar", explica a produtora de moda Carolina Piza.

E se quiser dar uma olhadinha no que anda pintando na TV, pode ficar atenta! O esmalte agora compõe o figurino das atrizes, acompanhando a moda.

Tem até marca que criou cores de esmaltes especiais para atrizes do elenco da novela Ti-ti-ti.

- Unhas podem indicar sinais de doenças?

Se estiverem manchas brancas, por exemplo, podem apontar deficiência vitamínica. Seu enfraquecimento e quebra fácil devem ser investigados sempre. Procure um dermatologista.

- É errado retirar as cutículas?

Sim. Elas são uma barreira do corpo contra o contato com bactérias, por exemplo. O ideal é que ela seja somente empurrada para que, esteticamente, fique reduzida. "Acontece que a maioria das clientes pede mesmo que a gente tire a pele. Algumas chegam até a pedir que a gente corte de maneira profunda, mas fazemos de maneira superficial para evitar problemas", diz Maria Claudiana Alves, podóloga.

- Ingerir alimentos com cálcio fortalece as unhas?

Não. "Elas não são ossos, não são feitas de cálcio - e sim de proteína. Recomenda-se sempre uma dieta rica em carnes, vitaminas do complexo B e hortaliças verdes", informa a dermatologista Kátia Lutfi.

- Que cuidados de higiene são imprescindíveis?

No salão, leve sempre seu kit pessoal com palitos, lixa e alicate (profissional e amolado). Essa é sua garantia para que não contraia doenças como HIV ou hepatite C.

- O que devo fazer para que o esmalte dure mais nas unhas?

"Sempre que for mexer com material de limpeza, use luvas para proteger as unhas do contato com os produtos químicos, por exemplo. Retirar as pontinhas, que nada mais é do que limpar as extremidades pintadas da unha com algodão, palito e removedor de esmaltes, também ajuda a evitar que elas lasquem", explica Luciana dos Santos, manicure do salão Studio Prime (SP).

- Que cuidados devemos ter com o alicate?

Só adquira alicate profissional e nunca tente usá-lo logo após comprar, sem amolar. "É necessário o afiamento porque senão ele não corta, apenas puxa a pele, machucando a região. Além disso, o alicate não pode ficar solto na bolsa, precisa estar com a proteção do bico o tempo todo, nem pode cair no chão. Do contrário ele perde o afiamento e desalinha", lembra Maria, podóloga.

- Podemos ousar nas cores e misturinhas de esmalte?

"Sim, o esmalte é uma espécie de extensão da sua personalidade ou humor. A francesinha em cores inusitadas é uma ótima releitura da tradicional. Misturar um preto com pontas nude, por exemplo, é fashion. Dourado com café também arrasa, além dos craquelados e 3D (mas é preciso ter muito estilo para usar estes últimos)", completa Carol.

- É verdade que devemos deixar as unhas um pouco sem esmalte para que respirem?

Sim, o ideal é que você retire o esmalte um ou dois dias antes de ir à manicure. Se quiser, pode fazer uma massagem com um pouco de óleo de amêndoas para hidratar.


Nenhum comentário: